FERTILIDADE

A avaliação de fertilidade por mulheres e homens que decidiram postergar a maternidade/paternidade por motivos profissionais ou sociais, e por casais que ainda não iniciaram suas tentativas de engravidar é cada vez maior nos consultórios. E esse avaliação precoce é muito oportuna pois algumas orientações podem ter um forte impacto no futuro reprodutivos desses. 

Decidi engravidar, e agora? 

 

No período de 12 meses, aproximadamente 80 -90 % dos casais conseguirão engravidar de forma espontânea, sendo a fecundidade maior nos primeiros meses, por isso orientamos a espera desse período até iniciar a investigação médica para possíveis alterações de fertilidade, em mulheres com menos de 35 anos. 

Já para mulheres com mais de 35 anos, orientamos a espera de apenas 6 meses de tentativa, para não perdermos meses tão precioso! “Tempo é óvulo!!”  a fertilidade da mulher decai de maneira considerável após os 35 anos de idade. 

Estou no período fértil!!

O período fértil tem inicio 5 dias antes da ovulação com fim 1 dia após a ovulação . Em algumas mulheres é possível observar alterações na secreção vaginal ao longo do ciclo, com um muco mais transparente, parecido com clara de ovo. 

Aplicativos de controle de ciclo menstrual podem ajudar muito no conhecimento do seu ciclo. 

E qual frequência sexual é a mais adequada: a cada 2 dias confere um bom intervalo!

Tem posição sexual melhor para engravidar? Não !

Lubrificante ajuda ou atrapalha? Há controvérsias sobre o maleficio dos lubrificantes! O ideal é não usar, mas se precisar, dê preferencia a formulações naturais. 

VAI UM CAFEZINHO?

 

Não é necessário suspender completamente o café, mas em excesso pode reduzir a fertilidade! A dose máxima de cafeína por dia é de 300 mg (aproximadamente 150ml de café expresso), tanto para homens como para mulheres. 

 

FUMAR TAMBEM ATRAPALHA?

 

Sim! Nas mulheres altera as secreções vaginais, promove lesão nas tubas uterinas e ainda diminui a reserva do ovário, podendo antecipar a menopausa em 1 a 4 anos!!

No homem promove alteração na concentração e motilidade do sêmen.

© FERTVIDA PRIME - 2020